Carrapatos
Carrapatos são aracnídeos ectoparasitas de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Eles sobem no animal e fixam-se na pele para sugar o sangue. Como são hematófagos, além de provocar coceira podem transmitir vírus, bactérias, protozoários, etc, funcionando como vetores de doenças, tanto aos animais como ao homem.Habitam praticamente todas as regiões do planeta. Em locais infestados, 95% dos carrapatos encontra-se no ambiente, e apenas 5% nos animais. O carrapato do cão geralmente vive em locais sem umidade. Podem ser encontrados em muros, frestas, embaixo de móveis, batentes de porta e janela, etc. O carrapato-estrela vive em áreas de vegetação.
O ciclo de vida do carrapato é composto pelas fases de ovo, larva, ninfa e adulto. As condições de temperatura, umidade e intensidade de luz, interferem no desenvolvimento destes aracnídeos.
Pulgas
Pulgas pertencem à ordem Siphonaptera que é caracterizada por pequenos insetos ápteros e holometábolos. Isto significa que além da ausência de asas, as pulgas se desenvolvem através das fases de ovo, larva, pupa e adulto. Dependendo das condições de temperatura e umidade, o ciclo de vida das pulgas geralmente se completa por volta de 30 dias.A ação de inseticidas ocorre sobre as larvas e indivíduos adultos, pois os ovos e as pupas são praticamente impermeáveis. As pupas podem esperar por mais de um ano por sinais da presença de hospedeiros, como calor corporal e vibrações. As pulgas adultas podem ficar alguns meses sem alimentação.
O indivíduo adulto é hematófago, consumindo sangue de aves ou mamíferos. Algumas espécies de pulgas preferem parasitar uma única espécie de hospedeiro. Além de causar coceira e alergias, podem transmitir várias doenças.
Estes insetos possuem pernas fortes, principalmente o par posterior, o que lhes permite movimentos rápidos e grandes saltos.
Fonte:
http://www.bayercropscience.com.br/site/pragas.fss?Praga=2
Nenhum comentário:
Postar um comentário